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 7. Sistema de Combates

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MensagemAssunto: 7. Sistema de Combates   11/4/2017, 11:22

Sistema de Combates

Em não raras ocasiões, confrontos entre personagens e NPCs podem ocorrer. É nessa hora que toda habilidade adquirida no RPG é posta à prova, toda estratégia é válida, contanto que se sigam alguns parâmetros indispensáveis para o rumo justo da narração da luta, sendo eles:

  • Todo combate, independente do seu tamanho, segue um esquema de rodadas de postagem específicas e inalteráveis:  

    • Rodada 1 - Lado A posta atacando, Lado B posta defendendo e contra-atacando. Juiz avalia os resultados e deixa o ataque do Lado B para ser defendido na próxima rodada;

    • Rodada 2 - Lado A começa defendendo e contra-atacando, Lado B posta defendendo e contra-atacando. Juiz avalia os resultados e deixa o ataque do Lado B para ser defendido na próxima rodada;

    • E assim sucessivamente;


  • Em caso de mais lados opostos presentes no combate, a ordem de rodadas prevalece a mesma com todos os lados restantes atuando como o Lado B no esquema de postagem;

  • A ordem de postagem ou definição do lado A e B é sempre definida pelo narrador;

  • Todo combate começa a contar com o primeiro ataque lançado;

  • Todo status, técnica, estilo de luta, modo e armas utilizadas pelo personagem devem permanecer visíveis ao final de um post de ação, de preferência organizadas em spoiler;

  • Somente genjutsus e jutsus acadêmicos não precisam ser acrescentados ao final do post de ação, entretanto seus gastos de chakra/estamina devem ser postados e descontados corretamente dos status do usuário;

  • O jogador pode ainda, se preferir, postar em resumo considerações sobre seu post;

  • Não é necessário postar em considerações as armas escondidas do personagem, entretanto é obrigatório que as tenha visíveis na ficha de perfil do usuário;

  • Todas as armas são lançadas na mesma velocidade (25 m/s). O sub-status força do personagem só altera o saque ou tempo de reação com a arma;

  • Técnicas que deem bônus em sub-status não podem ser usadas em conjunto com outras técnicas que deem bônus de sub-status, exceto Estilos de Luta e Modos;

  • Qualquer técnica que requeira preparo ou concentração para o ataque final (Ex: Rasenshuriken, Kirin, Chibaku Tensei, etc) deve ser iniciada com no mínimo 1 post de antecedência;

  • A velocidade de natação não considera o sub-status velocidade do usuário, por este motivo todos possuem o mesmo padrão de um humano comum. Nadando cerca de 1 m/s, exceto em casos especiais, como em algumas técnicas suiton, modificações corporais, etc. Nesses casos é possível atingir a velocidade normal do usuário;  

  • Todo clone material de técnicas de clonagem, pode se distanciar até qualquer tópico, desde que seja dentro do mesmo país em que o usuário se encontra;

  • Numa batalha não é permitido variação de movimentos conforme as ações do adversário. Ex: Lanço minha kunai em direção ao oponente se ele for para o lado direito, ou lanço duas kunais se ele for pelo lado esquerdo;

  • Todo genjutsu usado deve deixar ao menos uma pista identificável no post de seu uso. Em seguida é necessário enviar uma MP para o juiz com os genjutsus usados na batalha. Se não for seguido estes dois passos o genjutsu não é válido;

  • Há várias maneiras de se escapar de um genjutsu e todas elas seguem os mesmos critérios que são mostrados no anime/mangá;

  • Se a vítima ativar algum modo de visualização de genjutsus (sejam através de Dōjutsus ou afins) no meio da batalha, o narrador deverá acrescentar em sua postagem de narração quais genjutsus foram revelados. Além disso, os próximos posts do usuário do genjutsu devem conter obrigatoriamente a descrição dos mesmos no rodapé de sua narração enquanto o método de visualização permanecer ativo;

  • Numa batalha não é permitido usar genjutsus e gatilhos simultâneamente;

  • Gatilhos ou ações secretas, são armadilhas que o usuário pode fazer ocultamente no combate que sucede sem o consentimento direto do seu alvo. Elas são mandadas através de MP para o juíz/narrador da luta como continuação do post de ação. Contudo para preparar gatilhos é preciso seguir alguns passos indispensáveis para seu correto funcionamento:

    • Primeiro de tudo, o personagem deve deixar no mínimo uma pista narrativa que informe as intenções ou preparo de sua armadilha no seu post de batalha;

    • O jogador deve enviar ao juíz da luta uma MP (Mensagem Privada) contendo as descrições da armadilha, os materiais e técnicas usadas nela, o trecho que comprova a pista da armadilha e a condição que o alvo deve seguir para ativar a armadilha. Todas preenchidas de maneira clara e enviadas imediatamente após a postagem da ação;

    • No final do post o jogador deve acrescentar em suas considerações de maneira clara e objetiva que um gatilho foi implantado.

    • Todo gasto de status e itens no gatilho/armadilha devem ficar visíveis no post de ação;

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